sábado, 23 de fevereiro de 2008

XIII - Jantar Mexicano

Cozinheiro: Krammel
Pratos: Noite Mexicana
Participantes: Valle, Igor, Krammel, Cascaes, Flavio e Sergio






Ceviche

Pimenta-malagueta sem sementes, a gosto
3 cebolas médias cortadas bem fino
½ quilo de filés de linguado
Salsinha para polvilhar
Suco de 6 limões
Sal

Cortar o peixe cru em tiras finas. Colocar em uma tigela e juntar a pimenta. Acrescentar os ingredientes restantes, menos a salsinha. Levar à geladeira de um dia para o outro. Temperar com sal a gosto e sirva, polvilhado com salsinha.

Aperitivo 2: (tortilla substituída por massa de pizza frita)

Tacos de Tortilla de Harina
Tortillas:
2 (chá) de farinha de trigo
½ (chá) de água morna
1 (chá) de sal
50 gramas de banha ou gordura hidrogenada

Carne Picante:
½ (chá) de canela em pó
½ (chá) de cominho
400 gramas de contra-filé, filé mignon (ou lombo suíno, peito de frango)
2 pimentas dedo-de-moça
sal e óleo vegetal
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 limão

Tortillas:
Em uma tigela, misturar a farinha e o sal. Juntar a banha e misturar até obter uma farofa. Adicionar água e trabalhe a massa até obter uma bola. Fazer bolinhas do tamanho das de pingue-pongue, cobrir com pano úmido e deixar repousar por 30 minutos. Com um rolo ou prensa, abrir as bolinhas até obter discos de aproximadamente 18 cm de diâmetro. Preparar as tortillas em frigideira seca, sobre fogo forte (30 segundos de um lado, 30 do outro, mais 30 de um lado e mais 30 do outro), até que estejam ligeiramente douradas e cozidas. Se desejar, fritar os tortillas, inteiras ou cortadas em triângulos ou tiras, em óleo quente até que dourem e escorrer sobre papel absorvente. Guardar as tortillas já preparadas enroladass em pano limpo e, se desejar, aquecer no microondas ou no vapor, por 2 a 4 minutos.

Carne Picante:
No processador, bater a cebola, o alho, o limão, o cominho, a canela, as pimentas (sem as sementes) e sal até obter uma pasta. Espalhar a pasta sobre a carne e deixar marinar na geladeira por 2 horas (até 12 horas). Sobre frigideira grossa, grelha ou broiler, bem quentes, dourar a carne de todos os lados até atingir o ponto desejado. Deixar a carne repousar por 15 minutos e corte-a em fatias finas.

Prato Principal:

Camarão Tropical
2 (chá) de ketchup
2 (chá) de manteiga
1 quilo de camarão grande sem casca
1 lata de creme de leite (sem soro)
amido de milho, se necessário
2 cebolas de cabeça ralada
1 vidro de leite de coco
½ copo de San Rafael
sal a gosto

Colocar a cebola na frigideira com a manteiga e deixar dourar. Acrescentar os camarões e deixar por mais ou menos 3 minutos. Acrescentar o San Rafael e deixar flambar. Em seguida, colocar o leite de coco o ketchup e, por último, o creme de leite. Verificar o sal e, caso seja necessário, adicionar mais. Se o molho estiver um pouco ralo, engrosse com um pouco de amido de milho. Servir dentro de uma casca de coco acompanhado de arroz branco.

0 comentários:

 
;