quarta-feira, 20 de outubro de 2010

XXXVI - Com sabor de infância

Cozinheiro: Cascaes

Pratos: Panqueca da da Dona Teresinha

Participantes:Serjão, Flávio, Fabiano, Zé e Igor
Receita:
Ingredientes
3 xícaras de leite
1 xícara de maisena
1 xícara de farinha trigo
4 ovos

1 pitada de sal
3 colheres (de sopa) de óleo

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando a farinha de trigo por último e aos poucos. Se possível, peneire um pouco e bata, peneire e bata... para evitar pelotas. Se quiser uma massa mais consistente, deixe descansar por 1 hora antes de fritar. Para fritar use uma frigideira de teflon cujo o fundo seja adequado para o tamanho da paqueca (depois daquele dia eu já comprei uma frigideira maior). Despeje a massa com uma concha, na quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Aguarde alguns segundos para começar a solidificar e comece a fazer movimentos laterais para ir soltando a massa. Quando notar que soltou vire jogando-a para o ar ou com o auxílio de uma espátula de silicone.

Observação, é comum o primeiro lado ficar com uma aparência mais escura que o segundo (não espere o segundo ficar como o primeiro).

Esta medida rende de 12 à 15 panquecas aproximadamente. Em nosso jantar fizemos 3 vezes a quantidade.
Faça o recheio de sua preferência (carne moída, frango, queijo e presunto etc), recheie a panqueca, feche-a como quiser seja enrolando-a ou dobrando-a ao meio e vá colocando em uma travessa duralex. Ao final regue com um pouco de molho grosso e adicione queijo ralado (opcional)
Em nossa noite os recheios foram os seguintes:
Carne moída
Carne moída especial (melhor parte do coxão mole moído alguns minutos antes do jantar), refogado aos poucos para ficar bem sequinha com duas cebolas cortadas fininhas. Os temperos foram conforme a inspiração do momento. Pimenta do reino preta moída na hora, um pouco também da branca, um tisco de páprica picante, um bom tanto de páprica doce e sal à gosto.

Frango
Peito de frango cozido só no sal, desfiado manualmente após o cozimento. Para um recheio mais saboroso, refogamos o peito de frango desfiado com cebola e alho desidratados (havia acabado os in natura), azeite, muito sal já que não havia pego no cozimentoanterior, pimenta do reino preta, um restinho de tomate seco e dois copos de requeijão.

Sobremesa:
O objetivo era de se fazer uma massa nova para a sobremesa. Seria uma massa mais leve (mais leite e com açúcar), mais para creps do quepara panqueca. Como a massa de panqueca ficou com pouco sal utilizamos ela mesma para a sobremesa.

Os recheios foram:

Nutela
Maçã cozida com açúcar e canela

Preparo - descasque e corte a maçã em cubinhos, cozinhe com água o suficiente para cobrir e bastante açúcar até que fiquem “transparentes” e com um tom leve de caramelo (cor).
Montagem:
Recheie a massa, decore o prato e adicione uma bola de sorvete de creme. Se preferir polvilhe canela em pó ou chocolate em pó sobre tudo.

0 comentários:

 
;